sexta-feira, 9 de abril de 2010

A saga de Moisés

- Mais um dia de chuva em Salvador, mais uma vez a cidade não está preparada para receber chuvas como as de hoje. A tragédia anunciada, como repetem todos os jornais nesses episódios, veio do Rio. A massa de ar se deslocou e veio subindo, após matar mais de 200 pessoas na cidade maravilhosa. Morros abaixo, carros cobertos pela água, casas invadidas pela lama. Esse é o cenário do Rio 40º.
Aqui, na Terra do Senhor do Bonfim, a coisa não é muito diferente. A chuva começou na quarta-feira, e piorou a cada dia. Essa noite, acordei 4h30 da manhã - não sei por qual motivo - olhei para o céu, e olha lá ela caindo, com força, sem nenhuma vergonha, sem receios, se jogando lá de cima. Mas aí eu pensei: "daqui para as 6h, já vai ter passado, e eu vou poder ir para a faculdade sem problemas". Doce ilusão, levantei às 5h40 e a chuva não dava sinal de que iria cessar.
Saí de casa às 6h30, e depois de darmos uma volta enorme para fugir do congestionamento da Rótula do Abacaxi, chegamos à frente do Extra, e eu, finalmente vi de perto todos aqueles relatos que ouço em dias de chuva: a água estava na metade dos pneus dos carros. Demos meia-volta, e fomos para o Bonocô, foi aí que começou a nossa saga de Moisés: fomos abrindo mares o caminho inteiro. Parecia uma grande propaganda de carros de rally, espalhando água para todo lado, a diferença é que se dessemos uma freada daquelas da televisão, ia ser um engavetamento horroroso, mesmo a distância entre carros ser de aproximadamente de três metros. E ainda tinham aqueles caminhões m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o-s jogando água barrenta, em nós, meros carros de passeio.
Às 7h, estávamos passando na frente do Imbuí que estava engarrafado. Um carro da polícia, se achando um super navio, resolveu desafiar a lagoa que se formava na frente do posto de gasolina. Conseguiu, mas jogou mais água na gente, e com certeza, o carro deve ter problemas depois.
Fomos devargazinho, mantendo uma distância segura dos outros carros, quase não dava para vê-los. Na verdade, não dava mesmo, eu só via os faróis do Corsa que estava na nossa frente, e algum carro que se aproximasse à minha direita. Fora isso, só chuva, chuva, chuva, tudo cinza, desespero total. Mas fiquei tranquila, eu sabia que ia chegar viva, ou pelo menos acreditava cegamente nisso.
Uma hora depois de ter saído de casa, finalmente cheguei à faculdade. Como sempre, a frente da Jorge Amado estava alagada. Normal. O que eu não esperava era encontrar a minha sala alagada e os corredores enfeitados com baldes cheios de água das goteiras. E ainda dizem que quem estuda em faculdade particular tem muitos privilégios, tem mesmo não é? Minha faculdade oferece tudo, até mesmo chuva exclusiva!
Brincadeiras à parte, só fui para a aula por tinha prova, teria, na verdade. Não teve, e eu não achei muito ruim não, é bom que estudo mais.
Enfim, depois de uma manhã de chuvas, a tarde no estágio foi frenética, mil coisas a fazer, e ainda de olho no relógio para não sair muito tarde e enfrentar mais engarrafamento. Ainda teve chuva de tarde, mas nada comparado como no início do dia.
.................................................................................
De qualquer forma, apesar de todas as tragédias, acho que a chuva trouxe bons fluidos para mim. Lavou minha alma, levou minhas angústias, minhas poucas expectativas. Minha noite foi uma dádiva! Ainda tá chovendo, mas bem pouco, só para refrescar... Quase ninguém vai entender esse último parágrafo, mas minha vida mudou. Tudo o que eu queria, todo o momento de transformação que eu buscava, chegou. A saga de Moisés, abrindo as águas essa manhã, abriu meus caminhos! Atender meu celular nunca foi tão lindo, como hoje. Tô muito Feliz! Me achando um pouco, é verdade, crente que sou a Madona! E eu quero que a minha felicidade se espalhe pelo mundo hoje.

Vídeo em homenagem à Nandinha!

3 comentários:

  1. ainda bem que a prova foi adiada.
    fiquei parada na bonocô e quando vi que seria muito difícil sair dali, voltei pra casa para debaixo dos meus lençóis, hahaha

    ResponderExcluir
  2. Pelo mundo não sei se a sua felicidade se espalha mas aqui em casa sim!
    mto Feliiiiiiz!!!
    BJo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns :D
    Mas... como assim, vc n é a Madonna?
    Me enganou!!!

    ResponderExcluir