quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Um ano se passou

- Deus,
Hoje começa uma jornada difícil para mim. Faz um ano que começaram os 15 piores dias que eu já vivi. Como se fosse ontem, lembro de tudo com tanta perfeição, que a dor ainda é a mesma. Durante esse período, nesses 365 dias aprendi a conviver com a saudade. É difícil e doloroso, e acho que só consegui essa proeza por fugir de umas das principais lembranças: a sua casa.
Mais que uma residência simples, aquele lugar é a representação concreta de grande parte de minha vida. Da minha infância, adolescência e o pouco do início da minha nova vida. A máxima de que a gente só dá valor quando perde é bem verdade, mas acredito que não se aplique totalmente à minha situação. Eu sempre adorei e valorei cada segundo que vivi ao lado dela e naquela casa. Apenas depois que cresci e minha rotina se modificou totalmente, é que fui deixando esse passado/presente para trás. Mesmo assim, me crucifico todos os dias pelas tardes que não dediquei à sua presença, em que não retribui igualmente o seu amor.
Eu passei a não lamentar pela morte em si, cerca de um mês depois. O que lamentei a partir daí foi a sua ausência, a saudade imensa que me consome sem piedade, sem pudor. Ela aparece devagarzinho, sutilmente e de repente, já estou tomada de lembranças de pequenos momentos mesmo. Lembro de suas mãos enrugadas, de seu sorriso sincero, da sua força, da sua comida, do seu cuidado com todo mundo. "Quando chegar, ligue, viu?". Quase nunca a gente lembrava de ligar.
Então, Deus, com tantas lembranças assim durante esses 15 dias, será que o senhor poderia me dar um pouco mais de força para eu não desmoronar? Será que poderia me dar um pouco mais de fé para que eu acredite que tudo isso vai passar? Será que um dia a dor vai conseguir se esconder dentro do meu coração? Será que ela vai me deixar em paz?
Paz. Como será que ela está? Será que tão bem como quando aparece nos meus sonhos? Eu lembro do seu último sorriso, assistindo futebol na televisão. Deus, garanta que ela esteja sorrindo assim agora.

3 comentários:

  1. Amém. E que estes dias sejam muito mais das melhores e mais felizes lembranças.

    ResponderExcluir
  2. Sinto-me compreendida no teu desabafo.
    Não há muito o que comentar. Não se pode ler a perda.
    Que o bom Deus conforte a ti e transforme as tuas lamúrias em lindos dias de sol!

    Um beijo grande, no teu coração.

    ResponderExcluir