quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Barbuletas do meu jardim

- Estava outro dia pensando sobre a minha vida (claro que isso, eu faço sempre!). A cada instante é como se passasse um breve filme na minha cabeça, e cada cena nova é acrescentada nesse roteiro. Consigo ver a menininha banguela de cachinhos claros (já com a capa da máquina fotográfica na mão), se transformando na sapeca menina de cabelo curto e liso, de franjinha (cara de Matilda!), que vai crescendo, ficando responsável (até demaiss!) e estragando o cabelo também. Vejo um BUM! e aparece uma garota de 15 anos, de cabelos longos aloirados (agora, artificialmente), cheia de dúvidas e medo; e logo após dois anos tornou-se um alguém desesperado, que morria de medo de depender da Física por mais alguns anos... E depois de apenas cinco meses, está na faculdade, e todos os dias tenta ir contra sua timidez extrema nas tardes durante o estágio.
Depois do momento "retrospectiva", sempre fico com uma interrogação sobre o que sou agora. Não acredito que sou apenas alguém de 18 anos (com cara de 12!), que teve coragem de se livrar das suas longas madeixas, e dar espaço aos cabelos curtos (novamente loiros); que ainda está confusa e continua lutando contra sua timidez que sempre esteve presente. Devo ser mais do que isso, mais do que a cara de Maria: certinha, imaculada, pura e outros adjetivos que sou intitulada.
Quero outras leituras sobre o meu perfil, sobre minha personalidade. Algo além de "você é gente boa! Você é inteligente!" e etc (juro que não é marketing pessoal!) e que realmente consiga expressar quem sou, que ultrapasse essa capa que me esconde (mesmo que involuntariamente).
Quero um olhar diferente que consiga ver no meu sorriso a menina que gostava de "barbuletas" e "memelho" (e contava tudo aos seus diários, mesmo sem saber escrever direito), mas que também consiga ver um pouco de experiência que tem mim.



2 comentários:

  1. sabe como eu me senti quando li isso? privilegiada! sei lá... mas de alguma forma eu tive presente nesse seu eterno 'momento responsável'; em seu 'momento cabelos curtos aloirados'; e até presenciei um pouco da fase 'maria imaculada'! quer privilégio maior que esse? eu vivi e vi sua metamorfose...

    ...e acredite minha 'barbuleta', assim eu posso confirmar que sou dotada desse olhar diferente; e sim, eu consigo ver toda a experiência que tem em você!
    Lua

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei o que dizer, eu não tenho o seu dom para a palavra, mas eu te entendo perfeitamente e fico muito feliz de ver o quanto você está crescendo e eu sei que isso é só o começo.

    Nane

    ResponderExcluir