domingo, 25 de outubro de 2009

Mudanças de estações...

- "Trago em mim as estações do ano: a beleza e o perfume das flores na primavera; a alegria, o calor e as chuvas do verão; a incerteza e as folhas mortas do outono; e os temporais e a frieza do inverno". Acordei pensando nisso. Não sei se já vi algo parecido ou se são novos devaneios de minha mente.

Não importa, passei a refletir sobre isso.

As minhas estações não seguem às mudanças no clima, elas simplesmente acontecem conforme o contexto que estou inserida, o que estou vivendo. Às vezes, elas se misturam, há uma homogeneidade e não sei ao certo qual resolveu se mostrar.
Já cheguei a pensar que cada fase da vida (infância, adolescência, vida "adulta" e velhice) tivesse apenas uma estação, mas percebi que não é assim que acontece (pelo menos não comigo!) e em cada dia uma nova "mudança de clima" acontece.
A mistura de estações é o que mais me intriga, apesar de algumas apresentarem características parecidas. No momento, ao contrário do que o clima me apresenta, não vivo a primavera, estou na transição entre o outono e o inverno. Em um daqueles momentos da vida em que a solidão está em evidência e mesmo que cercado de pessoas que lhe querem bem, que fazem de tudo por você, abrindo mão de si mesmas, não somos capazes de reconhecer tal esforço e se permitir voltar à primavera, se abrir para o mundo, dar a si mesmo uma nova oportunidade de ser feliz. Falta coragem de ser forte e seguir em frente, admitir as suas fraquezas e superá-las.
É simplesmente mais fácil entregar-se às mazelas da vida, superdimensionar os problemas e achar que é a pessoa mais infeliz do universo. Gostaria de saber apenas uma coisa: quem é capaz de "medir" a infelicidade do mundo, de cada pessoa e fazer uma comparação? Quem é "qualificado" o suficiente para dizer que tem o maior problema do mundo e não é capaz de reagir? Quem lhe deu esse direito? Você por acaso se sente realmente dono de sua vida para tratá-la desse modo? Você se autoconcebeu? Mas também quem disse que seus pais são seus donos? Eles não seriam apenas um "portal" que os trouxe para esse mundo? Bom, não sei se cabe a mim o papel de responder a esses questionamentos que faço a mim mesma todos os dias...
Voltando às estações e suas complicações, nessa situação em que me encontro, sinto como se eu fosse passageira, estou apenas passando pela vida de algumas pessoas, sem deixar nada de importante. Apenas transitando, vazia, sem nada a acrescentar, e nada que eu faça tem valor.
Mas o verão está chegando, e eu quero mergulhar num mar de alegrias. Sentir calor. Gostar da brisa com salitre que vem do mar. Quero viver e não ficar sobrevivendo aos outonos e invernos da minha vida. Não quero perder tempo. Desfrutar de cada segundo da minha existência. Sentir de novo como é bom tomar um milk shake e o cérebro congelar. Apreciar cada sensação, conhecer coisas novas. Me abrir para o mundo, estou disposta a mudar. A felicidade vem aí. Lá vem o verão!

Música: Avião, Djavan

Nenhum comentário:

Postar um comentário